Currículo de educação popular para a educação infantil: limites, tensões e possibilidades a partir da experiência do município de Chapecó - SC

DSpace Repository

A- A A+

Currículo de educação popular para a educação infantil: limites, tensões e possibilidades a partir da experiência do município de Chapecó - SC

Show full item record

Title: Currículo de educação popular para a educação infantil: limites, tensões e possibilidades a partir da experiência do município de Chapecó - SC
Author: Azambuja, Isabel Spingolon
Abstract: A dissertação analisa a orientação do currículo popular crítico do município de Chapecó - SC, na gestão de 1997 a 2004 e as implicações teóricas e práticas da pedagogia freiriana para Educação Infantil. A pesquisa foi realizada por meio de análise de documentos, tendo como foco o desenvolvimento da pedagogia freiriana para organização curricular da Educação Infantil, definindo-se categorias para subsidiar o desenvolvimento da análise, no sentido de identificar as principais indicações teóricas e práticas que orientam a organização do currículo para a Educação Infantil. As principais conclusões apontam para uma ação educativa orientada por perspectiva política de Educação Popular, com princípios bem definidos para o desenvolvimento de propostas curriculares que tem como objetivo a transformação social. As principais diretrizes apontadas inscrevem-se dentro de uma proposta que tem como ponto de partida a realidade social das crianças, das famílias, da comunidade. Na sua organização, toma a participação como princípio da democracia, através de uma metodologia pedagógica que busca articular a teoria e a prática nos processos de apropriação e produção do conhecimento.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92728
Date: 2012-10-24


Files in this item

Files Size Format View
269686.pdf 1.115Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar