Avaliação de desempenho econômico-financeiro da empresa Marel Indústria de Móveis S.A.: a contribuição da metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C)

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação de desempenho econômico-financeiro da empresa Marel Indústria de Móveis S.A.: a contribuição da metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C)

Show full item record

Title: Avaliação de desempenho econômico-financeiro da empresa Marel Indústria de Móveis S.A.: a contribuição da metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C)
Author: Bortoluzzi, Sandro César
Abstract: A literatura tem abordado alguns elementos que são essências na Avaliação de Desempenho Organizacional, quais sejam: (i) levar em consideração as particularidades de cada organização; (ii) considerar indicadores financeiros e não financeiros para se avaliar o desempenho das organizações, ou seja, os aspectos tangíveis e intangíveis; (iii) ligar os objetivos estratégicos com os objetivos operacionais; e, (iv) construir um processo de comunicação que permita a todos os níveis organizacionais identificar de forma clara e holística os objetivos que a organização está perseguindo. Nesse contexto, este trabalho de pesquisa busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os indicadores - financeiros e não financeiros - a serem considerados em uma ferramenta que pretenda avaliar holisticamente o desempenho econômico-financeiro da empresa Marel Indústria de Móveis S. A.? Sendo assim, o objetivo do trabalho consiste em propor uma ferramenta de avaliação do desempenho econômico-financeiro para a empresa, integrando indicadores financeiros e não financeiros por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista - MCDA-C. Para responder aos objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório/descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com o decisor da empresa. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa-quantitativa. Qualitativa principalmente na fase de estruturação do modelo e quantitativa principalmente na fase de avaliação. A Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista - MCDA-C foi o instrumento de intervenção escolhido para desenvolver o modelo, pois a metodologia conseguiu atender à questão de identificação do que se pretende avaliar, mensurar esses elementos, integrar e gerar ações de aperfeiçoamento. Os resultados encontrados indicam que foi possível construir um modelo de avaliação de desempenho econômico-financeiro, levando em consideração as particularidades da empresa, por meio da percepção do decisor. A partir do modelo construído, foi possível: (i) identificar 146 indicadores (51 financeiros e 95 não financeiros) que compõem o modelo a ser utilizado para avaliar o desempenho econômico-financeiro da organização; (ii) identificar as três grandes dimensões que serão avaliadas: Gestão (estrutura de capital, capital de giro, resultado, recursos humanos e processos internos); Produtos (produtividade e qualidade); Mercado (stakeholders, vendas e imagem); (iii) construir escalas ordinais e cardinais para cada indicador do modelo; (iv) avaliar o status quo da organização em 28 pontos, que se configura aquém da expectativa do decisor e traçar o perfil de desempenho; (v) identificar os indicadores com desempenho comprometedor na organização; e, (vi) demonstrar o processo de gerenciamento do desempenho.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92646
Date: 2012-10-24


Files in this item

Files Size Format View
274025.pdf 6.564Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar