Abstract:
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O objetivo deste trabalho foi analisar a expansão do ensino superior brasileiro durante os Governos Lula a partir do seu processo de gênese e estrutura identificando as origens históricas da expansão do ensino superior no Brasil e suas possíveis fases de desenvolvimento. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e documental apoiada em clássicos do pensamento social, produções atuais sobre as políticas educacionais, economia e política no Brasil, dados governamentais ou de instituições que possuem estudos referenciados no tema educacional brasileiro, além de matérias da grande mídia e portais/sítios da internet sobre os recentes acontecimentos envolvendo a educação superior. A pesquisa apontou que a expansão do ensino superior sob os governos Lula (2003-2010) representou também um processo de reestruturação deste nível de ensino. Impulsionou-se o setor privado e se diversificou os cursos (presenciais e à distância; graduação, bacharelado interdisciplinar e tecnológico) e as instituições (públicas e privadas; voltadas ao ensino e voltadas à pesquisa). No entanto, persiste na base desse processo, a seletividade social de todo o sistema educacional brasileiro, que distribui a educação no país de maneira desigual. Conclui-se a partir dos dados analisados que a expansão do ensino superior no Brasil, em suas diferentes fases, não conseguiu convergir expansão e democratização. |