Abstract:
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Recentes estudos sobre as disciplinas oferecidas de Engenharia Biomédica, em cursos de graduação em Engenharia Elétrica no Brasil, têm demonstrado uma grande falta de investimento nesta área. Essa foi à principal motivação no desenvolvimento de uma Plataforma Didática de Processamento de Sinais Biomédicos (DPSB), que consiste em uma placa de aquisição e processamento de sinais biomédicos modular, um software para visualização, bem como tutoriais teórico-práticos que agregam conteúdo as aulas práticas. Portanto, este trabalho detalha um estudo e desenvolvimento de uma ferramenta de apoio didático para ensino de filtros analógicos para sinais biomédicos aplicada aos estudantes, apresentando de uma forma prática, a importância da escolha correta dos filtros para a aquisição de sinais biomédicos. Este módulo é composto de filtros tipo: passa baixa, passa alta, passa banda e rejeita banda de diversas ordens e aproximações (Butterworth, Chebyshev e Bessel). O sistema de avaliação foi realizado com os alunos de uma turma da Engenharia Elétrica da UFSC. Os aspectos motivacionais do sistema como, facilidade de uso, a organização do sistema, estimulação e significância, foram avaliados através de um questionário. Os resultados da avaliação mostraram uma alta expectativa de sucesso e um sistema altamente motivacional. |