Abstract:
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A avaliação da qualidade da Educação Superior é item prioritário de preocupação do MEC e das instituições de ensino ofertantes. Por outro lado a institucionalização na economia brasileira, do segmento de educação superior privado, consequência da desregulamentação ocorrida com a Constituição de 1988, na prática estabeleceu o princípio da concorrência entre as universidades. Assim, aconteceu grande expansão da oferta de serviços educacionais no Brasil acarretando intensa concorrência entre os novos atores que competem entre si. Desta forma, o fator concorrencial obriga as IES a planejar estratégias aplicando os conceitos básicos de competição empresarial. Para tanto, se torna necessário o desenvolvimento de instrumentos que possibilitem a gestão da instituição para fazer frente à concorrência. Entre os principais estão os mecanismos que medem a satisfação do cliente, fornecendo indicadores importantes para a gestão da qualidade. Este trabalho se desenvolve considerando esta necessidade. Assim, analisam diversos aspectos da qualidade revisitando as principais teorias e técnicas a ela relacionadas, em especial os modelos desenvolvidos exclusivamente para o setor de serviços. Conclui-se então pelo modelo SERVQUAL com uma adequação para serviços educacionais. A pesquisa aplica este modelo de avaliação em um Curso Superior de Tecnologia, tendo como premissa o ensino como um processo de serviços no qual o aluno é um dos principais clientes. Os resultados indicam que o modelo se adapta para esta aplicação e que oferece informações importantes para a gestão da qualidade da IES. |