Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização

DSpace Repository

A- A A+

Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização

Show full item record

Title: Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização
Author: Meneguzzi, Thatieli
Abstract: No presente trabalho, fazemos um estudo sobre os perspectógrafos de Albrecht Dürer, que durante o Renascimento alemão, desenvolveu máquinas para desenhar em perspectiva. Nosso intento é trazer uma discussão em torno dos perspectógrafos de Dürer como ferramenta do olhar e construir imagens em perspectiva com possibilidades de aplicação em sala de aula. Acreditamos que este fato se faz importante, pois de um lado discuti-se o aspecto da história da perspectiva associada à construção de um modo de olhar e de representar e, por outro lado, as possibilidades de ensino envolvendo a história e a geometria com ênfase na visualização matemática. Desta forma, a problemática do presente trabalho é como as máquinas de Dürer - os perspectógrafos - podem ser trazidas ao ensino atual, a fim de se trabalhar conceitos geométricos espaciais, aliando a história da perspectiva e os conhecimentos empregados em torno da técnica de desenho. Aliando os perspectógrafos, a história, a visualização e a geometria, construímos uma máquina, que denominamos perspectógrafo didático, criada a partir dos perspectógrafos. Para utilizarmos o perspectógrafo didático recriamos questões trazidas da história, resolvidas pelo próprio Dürer e resolvemos as mesmas. Através disto, busca-se aliar a história da perspectiva com o ensino da geometria desenvolvendo aspectos conceituais da matemática, entre eles a visualização matemática.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92248
Date: 2012-10-24


Files in this item

Files Size Format View
280592.pdf 5.364Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar