Abstract:
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A sociedade contemporânea dá sinais de que o conhecimento, como recurso intangível, ocupa um espaço significativo na competitividade das organizações. Nesse contexto estão as instituições de educação superior - IES, cuja finalidade principal é produzir, discutir e disseminar ciência e tecnologia gerando conhecimento. Este trabalho efetuou uma análise do papel das instituições no paradigma das organizações do conhecimento, enfocando a função da coordenação de curso e suas competências individuais. O conceito que fundamenta este trabalho é o de que a competência é uma combinação indissociável de conhecimentos, habilidades e atitudes e que contribuem para ampliar a performance das pessoas nas organizações. O trabalho foi desenvolvido por meio de um survey, envolvendo coordenadores de cursos superiores de instituições privadas, particulares e comunitárias, de Santa Catarina. O trabalho consistiu no mapeamento genérico de competências individuais, comportamentais e técnicas. A pesquisa foi efetuada por intermédio de um questionário estruturado, visando identificar o nível de utilização e a relevância dessas competências no desempenho das funções do coordenador. Também, foram identificadas as funções do coordenador, a partir de estudo bibliográfico e análise de regimentos. Concluiu-se que as competências mais relevantes são: comportamentais oitiva de professores e alunos, honestidade, ética e comprometimento com os resultados; técnicas domínio do conhecimento específico, visão estratégica, trabalho em equipe, foco no cliente, estímulo à transferência de conhecimentos. Verificou-se que a congruência entre valores da organização e valores pessoais faz sentido na atividade laboral e acontece quando houver integração entre as competências essenciais da organização e as competências individuais. |