Abstract:
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Durante o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), é coletada e analisada uma grande variedade de informações com o objetivo de entregar a solução para uma necessidade, seja na forma de um produto ou de um serviço. Dentre todas as funções que um produto pode apresentar encontra-se a estética. A estética apresenta o produto, carregando em si as definições para comunicar-se visualmente com usuários e demais observadores. Embora a importância dessa característica seja legítima para uma grande quantidade de produtos, o processo para a definição dos fatores estéticos formais ocorre em muitos modelos de PDP como um processo distinto, separado. O objetivo deste trabalho é adaptar, em um modelo recente e atualizado de PDP, as atividades que contemplem o processo para a forma estética, sistematizando e inserindo no fluxo existente. Inicialmente, apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre a estética, sua relação com o produto, modelos de PDP e modelos de processo utilizados para obter os aspectos estéticos formais de um produto. Em seguida, é elaborado um modelo próprio de atividades para desenvolver estes aspectos, com base na literatura, distinguida por uma estrutura sistematizada (entradas, tarefas, saídas) com o objetivo de facilitar o processo de inserção. Na sequência, é exposto o procedimento de inserção destas atividades em um modelo conhecido de PDP. O modelo final foi comparado, por meio de suas atividades, a outros, empregados em dezessete empresas selecionadas e convidadas a colaborar com o processo de avaliação. Observou-se, pela avaliação, que os modelos de processo para a forma estética e PDP (com as atividades inseridas) propostos neste trabalho, encontram semelhanças com aqueles utilizados pelas empresas. O modelo proposto foi também submetido a uma aplicação prática de suas atividades, com a finalidade de avaliar os resultados proporcionados por cada uma delas e o resultado final apresentado. O resultado é satisfatório e mostra que o modelo possui condições de aplicação no desenvolvimento de produtos que envolvam atividades de concepção da forma estética. During the Product Development Process (PDP) a great variety of information is collected and analyzed in order to deliver the solution for a need, presented in product or service form. Among all functions that a product may reveal there is aesthetics. Aesthetics presents the product, bringing in itself the definitions for visual communication with its users and other observers. Although the importance of this feature is genuine for a large quantity of products, the process to define the formal aesthetics factors occurs in several PDP models as a distinct process. The objective of this work is to adapt the activities that consider the process to an aesthetics form in a recent and updated PDP model version, systemizing and setting into the existing flow. Firstly, it is presented a literature review about aesthetics, its relationship with products, PDP models and process models used to obtain the formal aesthetic aspects of a product. Secondly, an own activities model is elaborated to develop this aspects, based on literature search, distinguished by a systematic structure (inputs, task, and outputs) with the objective of making easier the insertion process. Then, the insertion procedure of the developed activities in the PDP model is showed. The final model was compared, through its activities, to others, applied in seventeen companies selected and invited to collaborate with the evaluation process. It was observed, by the assessment procedure that the models to an aesthetic form and PDP (with the inserted activities) proposed in this work, have good level of similarity with those used by companies. The proposed model was also submitted to a practical application of its activities, aiming to the evaluation of the results provided by each one as well as the final results. The result is satisfactory and shows that the model has conditions to be applied to product development that involves aesthetics conception activities. |