Educação com participação popular em Chapecó-SC: a política educacional como possibilidade de transformação social

DSpace Repository

A- A A+

Educação com participação popular em Chapecó-SC: a política educacional como possibilidade de transformação social

Show full item record

Title: Educação com participação popular em Chapecó-SC: a política educacional como possibilidade de transformação social
Author: Paludo, Deise Imara Schilke
Abstract: Essa pesquisa é um estudo sobre a prática pedagógica escolar na educação popular de perspectiva freireana desenvolvida no município de Chapecó - SC, no período de 1997 a 2004 e objetivou analisar os limites, possibilidades, tensões e contradições diante da lógica do capital e das interfaces do capitalismo, presentes nesse fazer e se justificando pela necessidade de problematizar situações concretas, construídas no período de vigência da experiência. Alterando, portanto, significativamente, a perspectiva educacional, no que se refere às propostas curriculares até então implementadas neste município. Essa pesquisa desenvolveu-se numa abordagem qualitativa, enquanto possibilidade para se conhecer a produção do conhecimento sistematizado durante o período de vigência da experiência. Fazendo uso da pesquisa documental, como forma de registro das concepções que foram sintetizados nos documentos produzidos na gestão municipal de Chapecó - SC. Num procedimento de avaliar uma prática educativa, os depoimentos dos professores foram fundamentais para um melhor entendimento dos limites e possibilidades, visto de diferentes olhares. Trata-se do estudo referente ao processo de ampliação das possibilidades de participação dos diferentes sujeitos na construção de planejamentos dialógicos para a organização da prática pedagógica, na gestão democrática e na definição dos rumos educacionais no município, comprometida com a educação popular crítica, com processos emancipatórios e práticas articuladas com a reflexão sobre a realidade e a vivência ativa da cidadania contribuindo com a transformação social, entre outros aspectos, do processo educativo no município de Chapecó. As modificações se revelaram significativas devido à relação dialógica estabelecida na produção do conhecimento, implicada na efetiva participação dos diferentes sujeitos, o que viabilizou um crescimento pessoal, social e aprendizagem de novos conhecimentos.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92217
Date: 2012-10-24


Files in this item

Files Size Format View
271112.pdf 6.246Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar