Abstract:
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Este trabalho discute sobre mudanças e inter-relações entre as diversas variáveis que podem proporcionar melhor condição competitiva de distribuição aos pequenos e médios produtores de alimentos resfriados e congelados, fundamentado em conceitos de estratégica, mercadologia e logística. Constata uma questão crítica, quando identifica o aumento na concentração do varejo em poucas e grandes corporações e a rivalidade entre os grandes distribuidores, cria situações complexas para a sobrevivência dos fabricantes de bens não duráveis, principalmente os alimentos resfriados e congelados, cujos produtos têm uma vida de prateleira curta, exigindo estruturas logísticas especiais. Estuda as principais alternativas estratégicas organizacionais, como o ciclo de vida das organizações, qualidade percebida, produto, ciclo de vida de produto, estratégias de produto, marca, embalagem, preço, distribuição, logística e as características da cadeia produtiva de alimentos. Propõe ao empresário uma revisão de seus conceitos, para estabelecer estratégias, o uso de canais de distribuição que visem conciliar o volume de vendas com os prazos médios de recebimento e preços praticados que permitam à suas organizações participar de forma competitiva no mercado com rentabilidade. Composto por pesquisa bibliográfica, entrevistas com produtores e distribuidores, que versam sobre as relações entre varejistas e fabricantes de bens não duráveis, levantando quais alternativas estão sendo adotadas pelos empresários para manterem-se no mercado. |