Doutorados em finanças no Brasil e nos Estados Unidos: características curriculares e percepção do corpo docente

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Doutorados em finanças no Brasil e nos Estados Unidos: características curriculares e percepção do corpo docente

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Title: Doutorados em finanças no Brasil e nos Estados Unidos: características curriculares e percepção do corpo docente
Author: Souza, Flávia Cruz de
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo analisar os programas de Doutorado em Administração com foco em Finanças no Brasil e nos Estados Unidos quanto às suas características curriculares e percepções do corpo docente. As características curriculares reuniram informações referentes a requisitos de entrada e saída, e disciplinas obrigatórias e optativas, as quais foram coletadas nas páginas na Internet dos cursos analisados. As percepções do corpo docente foram identificadas a partir de um questionário eletrônico enviado aos professores vinculados aos programas selecionados. A amostra contou com 35 cursos de doutorado, sendo 11 brasileiros (os 12 que obtiveram conceito 5 ou 6 na última avaliação da CAPES, com exclusão do curso da Universidade Federal do Paraná) e 24 norte-americanos (os 25 presentes no ranking da U.S. News and World Report, com exclusão do Dartmouth College). Os resultados mais relevantes quanto aos requisitos de entrada e saída demonstraram que: nove dos 11 doutorados brasileiros exigem o Teste ANPAD, enquanto que todos os doutorados norte-americanos exigem o Graduate Management Admission Test (GMAT); entrevistas são realizadas por todos os cursos brasileiros, mas por apenas cinco programas norte-americanos; dedicação exclusiva é exigência de todos os doutorados norte-americanos, diferentemente dos programas brasileiros; publicações em congressos/periódicos são requisitos de saída para seis doutorados nacionais, sendo que os cursos norte-americanos exigem somente working papers. Quanto às disciplinas oferecidas, observou-se que nenhum dos doutorados nacionais possui disciplinas obrigatórias de Finanças. Entretanto, esses cursos oferecem um total de 40 diferentes disciplinas optativas na área. Os 24 doutorados norte-americanos, por outro lado, ofertam um total de 62 disciplinas obrigatórias em Finanças. A pesquisa para identificar a percepção dos 710 docentes (67 brasileiros e 643 norte-americanos) apresentou os seguintes resultados: a área de maior atuação é Finanças Corporativas; no Brasil, a Revista Brasileira de Finanças, e no exterior, o Journal of Finance, são os periódicos mais importantes; e quanto a programas de pós-graduação em Finanças em destaque foram citados o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o da University of Chicago. Por fim, foi analisado o currículo Lattes de 54 professores, onde observou-se que: a maioria dos professores de Finanças é formado em Administração; 19 deles atuam na linha de pesquisa 'Mercado Financeiro e de Capitais'; apenas sete possuem bolsa de produtividade; foram publicados, pelos docentes, 198 artigos em periódicos 'Nacional A', mas somente quatro em revistas 'Internacional A'; quanto a eventos, os destaque são o Encontro Brasileiros de Finanças, o qual contou com 111 estudos, e o EnANPAD, com 283 artigos publicados.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91971
Date: 2008


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