Abstract:
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A presente tese buscou conhecer o papel desempenhado pelo computador, enquanto ator híbrido, na constituição da Ciência da Informação brasileira como ciência autônoma diante da Biblioteconomia, disciplina com a qual mantêm relações interdisciplinares. Esta investigação se deu a partir da visão sociotécnica sobre a formação e o desenvolvimento de um campo científico enquanto parte constituinte da dinâmica da própria sociedade. A base teórica que orientou a pesquisa foram os conceitos de habitus, de campo e de capital científico, encontrados na obra de Pierre Bourdieu. As contribuições de Bruno Latour foram também importantes, através da teoria ator-rede e do conceito de tradução propostos pelo autor. Portanto, os pressupostos da Sociologia da Ciência, bem como da Sociologia da Inovação, ou da Técnica, foram fundamentais para a presente análise. Foram retratados neste trabalho diversos aspectos do estabelecimento da Ciência da Informação (CI) no Brasil, desde suas origens até os dias atuais, tendo sido destacadas suas características interdisciplinares, principalmente no que diz respeito às suas intersecções com a Ciência da Computação e a Biblioteconomia. A metodologia utilizada foi baseada em duas estratégias distintas para a coleta dos dados: 1. estudo de caso junto ao único curso exclusivamente direcionado à graduação em Ciência da Informação no Brasil, oferecido pela PUCMinas, onde foram realizadas entrevistas com professores considerados atores-chave em seu processo de criação, além de leitura e análise de todos os Trabalhos de Conclusão de Curso disponibilizados na intranet da Universidade, com a finalidade de tentar reconhecer usos diferenciados do computador pelos alunos do referido curso; 2. pesquisa bibliográfica analítica e exploratória em toda a coleção da revista Ciência da Informação, publicada de 1972 até 2007, com o objetivo de identificar relatos de usos diferenciados do computador pelos cientistas da informação brasileiros. A partir dos dados coletados, foi possível visualizar a tradução do computador feita pela comunidade científica deste campo do conhecimento, a fim de perceber se a mesma favorece o estabelecimento da CI enquanto ciência autônoma diante da Biblioteconomia. Os resultados obtidos revelam que a CI brasileira desenvolve uma relação com a tecnologia do computador na qual este equipamento representa apenas uma ferramenta a mais em seu exercício profissional, sem lhe atribuir usos novos e exclusivos. Como conseqüência direta desta tradução, a agenda de pesquisas e a prática deste profissional não revelam diferenças significativas da agenda e da prática do bibliotecário dirigidas às questões de informação científica e tecnológica. Portanto, o computador não pode ser considerado ator construtivo de base na constituição da CI brasileira, nem em termos do estabelecimento de sua autonomia, nem como instrumento de delimitação deste campo diante da Biblioteconomia. This thesis has sought to know the role developed by computer, as a hybrid actor in the constitution of Brazilian Information Science as an autonomous science in relation to Library Science, discipline with which has interdisciplinary relation. This investigation was made based on the social-technical view about the formation and development of a scientific field as a constitutional part of the dynamics of society. Therefore, the assumptions from the Sociology of Science and the Innovation Sociology, or Sociology of Technique, were fundamental for this analysis. Several aspects of the establishment of Information Science in Brazil were retracted in this work, from the beginning to the present day, emphasizing their interdisciplinary characteristics, especially when it is about the intersection between the Computer Science and Library Science. The methodology used on this study was based on two different strategies for each data collection: 1. case study at the only course exclusively directed to the graduation in Information Science in Brazil, offered by PUC Minas, where interviews with teachers have been made considering key-actors on its creation process, and also the lecture and analysis of all Final Course Papers available on the intranet of the University, with the objective of recognizing different uses of computer by the students of the course mentioned. 2. Analytical and exploratory bibliographic research in all collection of the Ciência da Informação Journal, published from 1972 to 2007, with the objective of identifying reports of different usages of computer by Brazilian scientists of information. From the data collected, it was possible to visualize the translation of computer done by the scientific community of this field of knowledge, in order to realize if it favors the establishment of Information Science as an autonomous science in relation to Library Science. The obtained results reveal that Brazilian Information Science develops a relation with computer technology in which this equipment represents just an extra tool on the professional activity, not attributing any new and exclusives uses to it. As a straight consequence of this translation, the researches and the practice of this professional do not reveal any significant difference from the schedule and practice of the librarian directed to the matters of scientific and technological information. Therefore, computer can not be considered the basis constructive actor in the constitution of Brazilian Library Science, neither in terms of establishment of its autonomy nor as a delimitation tool of this field. |