Abstract:
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As transformações e exigências contemporâneas levam a sociedade a mostrar-se cada vez mais preocupada em ampliar as possibilidades de ensino, prova disso são as políticas de expansão do ensino técnico e programas promovidos pelo governo federal. No entanto, o último censo da educação traz um dado preocupante, o índice de evasão de 15,3% no ensino médio. Por isso, entende-se que além da ampliação do acesso, se faz necessário aperfeiçoar as condições de permanência nas escolas e criar mecanismos de combate à evasão escolar. Um tipo de estabelecimento de ensino muito pouco referido na literatura é o internato escolar, também denominado de instituição total de ensino devido suas características, ou seja: local onde um grande grupo de indivíduos separado da sociedade mais ampla, por um considerável período de tempo, leva uma vida fechada e formalmente administrada. A partir do exposto, e visando preencher essa lacuna, nesse trabalho, tem-se como objetivo analisar a evasão-permanência em uma instituição total de ensino por meio da Análise Institucional. Para tanto, toma-se como instituição interlocutora um estabelecimento de ensino público, laico e voltado para a educação técnica na área agrícola, localizado no interior do Rio Grande do Sul, que funciona em regime de internato. A coleta de dados, pautada pela combinação das abordagens qualitativa e quantitativa, se deu por meio da observação in loco no referido estabelecimento; da realização de entrevistas semi-estruturadas e da aplicação de questionários com os atores institucionais (alunos freqüentes e evadidos, servidores e pais de alunos freqüentes); da análise de documentos e de uma revisão bibliográfica pertinente. Os dados coletados foram tratados pela estatística descritiva e multivariada e, o uso da triangulação na validação da análise permitiu a geração de conhecimento e a compreensão da complexidade das relações existentes na instituição e suas implicações na evasão-permanência. Os resultados apontam que as causas da evasão-permanência neste estabelecimento de ensino são variadas, mas a maior parte delas está relacionada a questões de infra-estrutura institucional e relacionamento entre os alunos, o que deixa evidente a responsabilidade da instituição quanto à prevenção da evasão. Diferentemente dos achados na literatura, relativos à evasão em estabelecimentos de ensino tradicionais (que não funcionam em regime de internato), onde também se constata serem diversificadas as razões para abandonar a escola, mas predominam as relacionadas com fatores sócio-econômicos exógenos à mesma. Outras constatações importantes merecem registro, a primeira diz respeito à necessidade de um profissional com formação diferenciada para atuar em um estabelecimento com tais características. A segunda refere-se à importância da participação dos atores institucionais na pesquisa, por considerar serem estes os que detêm o maior conhecimento sobre os seus problemas. |