Mineiridade, representações e lutas de poder na construção da 'Minas Espírita': da União Espírita Mineira a Francisco Cândido Xavier (1930-1960)

DSpace Repository

A- A A+

Mineiridade, representações e lutas de poder na construção da 'Minas Espírita': da União Espírita Mineira a Francisco Cândido Xavier (1930-1960)

Show full item record

Title: Mineiridade, representações e lutas de poder na construção da 'Minas Espírita': da União Espírita Mineira a Francisco Cândido Xavier (1930-1960)
Author: Silva, Raquel Marta da
Abstract: Este trabalho problematiza as práticas discursivas e as lutas de representação empreendidas pelos líderes da União Espírita Mineira, entre os anos 1930 a 1960. Esta instituição religiosa foi fundada em Belo Horizonte em 1908 e, na primeira metade do século XX, disputou o poder e a liderança do espiritismo no estado. Nesta época, esta instituição procurou divulgar a idéia de que Minas era um modelo para os demais movimentos espíritas estaduais. Observou-se que os líderes desta instituição apropriavam-se das representações da mineiridade para justificar essa idéia da "hegemonia" do movimento mineiro. Com o tempo, passaram também a justificá-la e a relacioná-la à presença de Francisco Cândido Xavier no estado.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em História
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91685
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
257949.pdf 4.129Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar