Abstract:
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Este estudo é centrado em uma unidade de educação infantil da rede regular pública municipal de Florianópolis num período de 1994 a 2004, situada numa comunidade que tem na brincadeira do boi-de-mamão a manifestação da sua prática cultural. Buscando investigar as relações constituídas entre uma prática cultural de rua e uma prática educativa no espaço de educação, pontuo a partir da organização de projetos pedagógicos a construção dos diálogos com a cultura popular. Esta pesquisa busca a compreensão entre as relações educativas da brincadeira do boi-de-mamão dessa manifestação popular dentro do chão da escola de educação infantil como possibilidade de compartilhar essa memória coletiva de forma a qualificar as interações das crianças com os processos de reprodução e (re)significação da cultura. Valendo-me dos relatos orais de antigos brincantes do grupo de boi-de-mamão do Itacorubi, de seus antigos moradores, de profissionais e de famílias da unidade educativa investigada, delimito assim o trabalho: no primeiro capítulo traço a caracterização da história cultural do bairro Itacorubi, que brincou e ainda brinca de boi-de-mamão; no segundo capítulo apresento a estruturação de projetos político-pedagógicos e a co-responsabilidade das famílias; e no terceiro capítulo trato dos diálogos propostos entre a cultura popular, a educação infantil, a formação dos profissionais, a participação das famílias, delimitando as (re)significações de qualidade no processo de formação das crianças como sujeitos ao usufruírem dessas relações. |