Abstract:
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Este trabalho versa sobre a aplicação do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) como instrumento para a modelagem da estrutura educacional. O CTM é um conjunto de informações de conhecimentos qualitativos e quantitativos da ocupação, tanto no aspecto jurídico quanto no aspecto social, de uma determinada superfície terrestre georeferenciada. Propicia uma análise completa dos dados levantados e permite, também, aos poderes públicos, um controle mais adequado sobre os equipamentos urbanos, os serviços e o gerenciamento municipal como um todo. Este estudo teve por objetivo analisar o Ensino Fundamental, das 5as as 8 as séries e Ensino Médio, de São José/SC. Trata-se, portanto, de uma pesquisa quali-quantitativa, documental e de campo, que toma por base o CTM. Verificou-se a localização atual das escolas do município que estão cadastradas na Secretaria Estadual de Educação, assim como a situação física e social em que estão inseridas. Na seqüência, foram analisados os problemas da repetência, evasão, exclusão social, indisciplina e ainda um dos maiores empecilhos para a aprendizagem, a violência nos meios escolares. |