Mediando a compreensão do espaço vivido dos deficientes visuais

DSpace Repository

A- A A+

Mediando a compreensão do espaço vivido dos deficientes visuais

Show full item record

Title: Mediando a compreensão do espaço vivido dos deficientes visuais
Author: Almeida, Luciana Cristina de
Abstract: A deficiência é definida em função da relação existente entre a pessoa afetada e seu entorno, destarte, as implicações e os danos acarretados pela deficiência podem ser agravados ou abrandados pelas condições gerais de vida da pessoa. Este trabalho teve como objetivo desenvolver/criar uma proposta metodológica de ensino para mediar a compreensão e a apropriação do espaço micro-geográfico e auxiliar no treinamento de orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual. Esse estudo é fundamentado na Geografia Humanista e realizado a partir do ponto de vista da Geografia da Percepção, através do viés do espaço vivido. Materiais didáticos foram criados para desenvolver atividades de alfabetização cartográfica, leitura e elaboração de croquis táteis e exercícios de mobilidade com bengala. Os resultados mostraram que a percepção multissensorial do deficiente visual engendra uma versão simplificada da realidade enquanto conceitos estabelecidos social, histórica e culturalmente filtram as informações obtidas compondo as imagens mentais. Conclui-se também que os problemas relacionados ao espaço, oriundos da deficiência visual, podem ser minimizados com o uso de plantas, mapas, croquis táteis e material didático apropriado.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91485
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
259192.pdf 442.1Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar