Abstract:
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Esta tese é motivada pela crescente necessidade manifestada pelos consumidores por produtos diferenciados e pelo reconhecimento das vantagens potenciais da adoção de arquiteturas de enfoque modular para gerar diversidade de oferta. O objetivo geral da tese é o desenvolvimento de um método integrado para auxiliar as escolhas das configurações e de uma arquitetura de enfoque modular para famílias de produtos. No método proposto, os atributos dos integrantes da família são definidos para que os produtos sejam aceitos pelos consumidores e a arquitetura (de enfoque modular) é definida para reduzir os custos do fabricante. As informações provenientes de medições das preferências dos consumidores são essenciais na definição dos atributos da família de produtos segundo o método desenvolvido. O processo de escolha dos atributos dos integrantes da família de produtos é evolutivo e a função objetivo é escrita para atender a meta do fabricante respeitando as preferências dos consumidores. Para definir a arquitetura de enfoque modular das famílias de produtos utiliza-se uma métrica heurística formulada ao longo do trabalho. A métrica estima os custos diferenciais entre as possíveis arquiteturas de enfoque modular para famílias de produtos e está ancorada em estimativas relativas dos custos de desenvolvimento e de preparação das interfaces e montagem entre as funções dos produtos. O processo de escolha da arquitetura de enfoque modular para a família de produtos também é evolutivo e seu alvo é a alternativa de menor custo relativo estimado, de acordo com a métrica proposta. Para manter a descrição da família de produtos da perspectiva de seus atributos coerente com sua descrição funcional (necessária para definição da arquitetura de enfoque modular), propõe-se uma ferramenta de acoplamento entre estes domínios que é integrada ao método proposto. Entre os pontos de originalidade desta tese, destacam-se: a integração do desenvolvimento de famílias de produtos segundo as perspectivas das configurações e da arquitetura (de enfoque modular); um procedimento híbrido para a medição das preferências dos consumidores; uma métrica de custos para ordenamento das alternativas de arquitetura de enfoque modular; uma ferramenta de acoplamento entre as descrições dos integrantes da família de produtos; e a definição dos cromossomos representativos das configurações e da arquitetura (de enfoque modular) para famílias de produtos e das operações de combinação e mutação para uso em algoritmos evolutivos. Ainda nesta tese, o método desenvolvido é aplicado nas definições das configurações e de uma arquitetura de enfoque modular para uma família de eletroportáteis. Os resultados oriundos do exemplo de aplicação do método desenvolvido permitem concluir que é possível ainda nos estágios iniciais do desenvolvimento de uma família de produtos definir racionalmente tanto as configurações como a arquitetura de enfoque modular de uma família de produtos, reduzindo seus custos e potencializando sua aceitação pelos consumidores. No exemplo de aplicação, as configurações obtidas para os produtos maximizam a receita e a participação de mercado do fabricante. A arquitetura de enfoque modular sugerida para a família de eletroportáteis do exemplo, por outro lado, minimiza os custos diferenciais entre as alternativas de arquitetura para os produtos. |