Abstract:
|
Não foi encontrada ainda uma escala, produzida no Brasil, fácil de ser aplicada, já validada e sem restrições quanto ao seu uso, para auxiliar a identificação de potencial empreendedor em estudantes, para o treinamento de empresários ou para a seleção de candidatos ao ingresso em incubadoras de empresas. O objetivo que se buscou atingir com a execução deste trabalho foi a construção de uma escala com estas características # construída utilizando-se técnicas psicométricas e estatísticas (alfa de Cronbach e análise fatorial) - que possa ser amplamente utilizada em escolas, centros de treinamento e incubadoras de empresas. Para o alcance deste objetivo foram definidos cenários, fatores, construtos e itens que permitiram a elaboração de um questionário que, após a sua submissão a teste de campo, pôde gerar essa escala. Durante os testes de campo foram entrevistados estudantes, professores universitários e empresários (classificados em duas categorias: empreendedores e não-empreendedores). Ao final de todo o processo teve-se como produto final uma escala para identificar potencial empreendedor. Adicionalmente foram geradas normas para a sua aplicação e comparação com empreendedores de sucesso. A relevância e contribuição do estudo, além da construção de uma escala para detectar potencial empreendedor, estão na metodologia utilizada, ao aplicar vinhetas ou cenários na construção do questionário, na metrificação proposta e no processo de identificação da confiabilidade e validade do que se pretendeu medir. Esta metodologia, poderá ser replicada por outros pesquisadores e auxiliar na produção de escalas, a serem aplicadas em empreendedorismo ou outras áreas. It was not found yet a scale, produced in Brazil, easy to be applied, already validated and without restrictions for its use, for helping to identify the entrepreneurial potential in students, for training entrepreneurs or select people who intend to be incubated in a business incubator. The aim of the present paper was the construction of a scale with these characteristics built with psychometrical and statistical techniques (Cronbach alpha and factorial analysis) that can be widely applied in schools, training centers and business incubators. In order to get this aim, scenarios were defined, factors, constructs and items that allowed the elaboration of a questionnaire that, after its submission on a field test, has generated that scale. During the field tests, students, college professors and business owners were interviewed, and classified in two categories: entrepreneurs and non-entrepreneurs. At the end of entire process, the result was a scale to identify entrepreneurial potential. Additionally, some norms were created for its application and comparison with successful entrepreneurs. The relevance and contribution of this study, besides the construction of a scale for detecting entrepreneurial potential, lies in the methodology applied, where vignettes or scenarios are used in the questionnaire construction, in the proposed metrification and in the identification process of reliability and validity of what was intended to measure. This methodology can be reused by others researchers and helping in the scale production for its application in entrepreneurship or another areas. |