Abstract:
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O estudo objetiva desenvolver e verificar um modelo de diagnóstico para avaliação e análise da gestão da manutenção nas empresas de transportes de passageiros considerando-se práticas e performance da atuação da manutenção. O modelo de diagnóstico está organizado na forma de planilha eletrônica, cujas questões permearam as áreas avaliadas e os indicadores principais necessários para a gestão da manutenção, obtidos das referências e da participação de colaboradores (técnicos e engenheiro) das empresas de transporte urbano. Ao final do preenchimento dos formulários para o diagnóstico têm-se os resultados do setor de manutenção da empresa, organizados segundos os atributos que servirão de base de comparação. A verificação do modelo foi feito por meio de entrevistas em oito empresas de ônibus urbano em Salvador, Bahia e em Florianópolis, Santa Catarina. Os dados foram analisados e organizados na forma de tabelas e gráficos, expressos qualitativa e quantitativamente. As saídas da ferramenta permitem fazer comparações tanto entre os sistemas dentro da empresa quanto entre empresas. Além disso, pode-se obter o nível de competitividade das empresas de transporte, no que se refere à gestão da manutenção; a identificação, sistematização e disseminação das práticas de gestão mais e menos utilizadas pelas mesmas; a compreensão de como a melhoria do sistema produtivo contribui para a competitividade nas empresas de transporte. O modelo foi analisado como consistente e importante para as empresas direcionarem adequadamente seus investimentos em manutenção. |