Abstract:
|
Em nível nacional e internacional, o segmento de turismo é um setor emergente, com grande destaque para seu sub-setor de hotelaria. A concorrência existente entre os meios de hospedagem é elevada, com busca constante da qualidade plena, com o intuito de oferecer um serviço diferenciado e de qualidade superior, para conquistar o hóspede em termos de qualidade, aspecto visual, marketing, serviços, conservação e manutenção, sempre com um menor preço. Com base neste fato, a pesquisa teve como objetivo determinar o custo médio dos principais serviços de manutenção predial em hotéis resorts. Para conhecer os detalhes do assunto, a revisão da literatura foi construída com base no tripé: sistemas de gestão, hotelaria e manutenção. Assim, foram realizadas a análise qualitativa dos principais serviços, e a quantitativa do número de incidências e seus respectivos custos financeiros. A pesquisa foi realizada em um hotel resort que possuía um Sistema de Gestão da Manutenção Hoteleira (SGMH) completo. A estrutura deste hotel era enorme, com 14 edifícios, totalizando uma área de 35.227,00 m². O período da análise foi de 5 anos, durante os quais foram realizadas aproximadamente 150.000 incidências de manutenção, sendo 25.681 manutenções referentes aos principais serviços, com o custo determinado em R$3.153.302,18. Estas incidências e estes custos de manutenção foram distribuídos entre os principais serviços de manutenção, sendo eles: serviços de manutenção de elementos e componentes, como persianas e fechaduras, serviços de reparo nas instalações elétrica, hidráulica e telefonia, renovação de pintura, serviços de marcenaria e de pedreiro. Para estes serviços foram determinados os seus custos médios, o custo por m2 de construção, o custo percentual da manutenção em relação ao custo de construção da edificação e o custo total de cada serviço. Ocorreu também a análise do ciclo da manutenção em relação à incidência de serviços x tempo e custo x tempo. Além disto, este trabalho revelou importantes informações sobre o desenvolvimento de cada serviço e, em especial, sobre o período inicial (4 à 5 anos) de manutenção. A avaliação de cada serviço, o seu desempenho e os seus custos poderão ser visualizados no decorrer deste trabalho. |