Abstract:
|
Este trabalho tem por objetivo caracterizar um Núcleo Virtual de disseminação e gestão do conhecimento referente à participação do design gráfico na exportação de produtos brasileiros, destacando a sua atuação estratégica. A globalização e a conseqüente abertura do mercado têm exigido das empresas cada vez mais qualidade e inovação nos seus produtos e serviços. Para competir no mercado externo é necessário que as empresas invistam em diferenciais e valor agregado, além de preço e qualidade que se tornaram requisitos básicos. O design, por sua vez, vem se tornando um dos principais meios de agregar valor, aumentar a qualidade e posicionar a marca da empresa. O design gráfico é capaz de gerar contribuições importantes para o produto e a organização, especialmente se aplicado de maneira estratégica no processo de exportação. A inserção desse conteúdo e uma mídia recente e extremamente acessível como um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) cria um ambiente de discussão e troca de experiência entre profissionais, empresários e estudantes, e, através de suas ferramentas, o AVA permite que atividades e conteúdos sejam gerenciados. Para tanto, se faz necessário definir a importância do design gráfico como um fator de diferencial competitivo na exportação de produtos brasileiros e verificar sua aplicação através de uma pesquisa com empresas exportadoras do setor cerâmico. |