Abstract:
|
O processo de desenvolvimento de produtos, hoje fundamental para a competitividade de qualquer organização, vem sendo obrigado a se adaptar as constantes modificações e alterações do mercado. Contudo, esta adaptação tem se mostrado uma tarefa complexa, lenta e propensa ao insucesso, pois inúmeras e variadas são as dificuldades encontradas quando se busca realizar mudanças significativas dentro das organizações. Estas dificuldades de adaptação geram com o passar do tempo um desalinhamento entre os objetivos estratégicos das empresas e a forma de atuação das mesmas, e este desalinhamento é ainda mais grave nas pequenas e médias empresas. Considerando o contexto apresentado, este trabalho busca desenvolver um método que oriente e minimize as resistências quando na reestruturação do processo de desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas. Para tal, foram definidas as principais características das pequenas e médias empresas; analisados os principais aspectos do processo de desenvolvimento de produtos; definidos aspectos que promovem flexibilidade em um processo de desenvolvimento de produtos; levantados os principais métodos de mudança, transformação e reestruturação existentes e as principais causas de sucesso e de insucesso em processos desta natureza. Com base nestes levantamentos, desenvolveu-se um método e o mesmo foi verificado em um caso prático. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram inúmeras conclusões e inferências, dentre as quais se destaca o fato de que a realização de mudanças ou reestruturações na área de desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas é totalmente viável, desde que, sejam utilizados métodos específicos para tal finalidade e que sejam consideradas as características próprias da área de desenvolvimento de produtos e as peculiaridades presentes em pequenas e médias empresas. The product development process, crucial to the competitiveness of any organization, is obliged to constant changes and restructuring. However, these changes, or restructuring, have been shown to be a complex and slow task, prone to failure, because if the many and varied difficulties founded. Over time, these difficulties create inside of the enterprises a misalignment between the business strategic objectives and their ways of acting. This misalignment is even worse in small and medium enterprises. Considering this situation, this academic work aims to develop a method to guide and facilitate the restructuring of the product development process (PDP) in small and medium enterprises. And, for this purpose, it has been defined the main characteristics of small and medium-sized enterprises; analyzed main aspects of the product development process; the issues that should promote flexibility in a PDP; raised the main methods of change and restructuring that are available today and the main causes of success and failure in such proceedings. Based on these surveys, it has been developed a method and it was observed in a case study. The results were satisfactory and allowed many conclusions and inferences, among which stands out the fact that the implementation of changes or restructuring in the development of products in small and medium enterprises is entirely feasible, but only if they are used with a specific methods purpose and if the characteristics of the area of product development and also the peculiarities present in the small and medium enterprises are considered. |