Abstract:
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O objetivo da auralização é proporcionar ao ouvinte uma impressão de como uma fonte soa dentro de um ambiente, mesmo que esse ambiente não exista fisicamente. Existem hoje disponíveis alguns métodos pelos quais é possível modelar o campo acústico associado a uma posição em relação a uma fonte sonora dentro de uma sala. Neste trabalho, os métodos geométricos de modelagem conhecidos como Fontes Virtuais, Traçado de Raios e Traçado de Pirâmides foram utilizados separadamente e seus resultados audíveis foram comparados a um som de referência. Esta referência consiste em uma gravação biaural da fonte feita dentro de uma sala existente, em igual posição considerada na simulação. As fontes sonoras estudadas foram: um aparelho de ar-condicionado, um violão e a voz humana. A sala considerada foi uma sala de reuniões. Os métodos de Fontes Virtuais e Traçado de Raios foram aplicados nas simulações através de um programa em desenvolvimento chamado MÓDULOS, enquanto o programa comercial de simulação RAYNOISE foi utilizado para aplicar o método de Traçado de Pirâmides. A comparação dos resultados foi realizada por meio de duas diferentes abordagens: comparação subjetiva e análise espectral. Os resultados permitiram avaliar as vantagens e desvantagens de cada método, bem como identificar as possíveis fontes de incertezas dentro da cadeia de análise que envolve gravação, modelagem computacional, processamento digital de sinais e reprodução via fones de ouvido. |