Abstract:
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A contribuição das micro e pequenas empresas na economia tem sido reconhecida nos últimos anos no Brasil e no mundo. Entretanto, fatores como o porte das empresas, a inexperiência dos dirigentes, as adversidades do mercado e o seu isolamento são apontados como responsáveis por altas taxas de mortalidade. A formação de aglomerados de empresas tem reduzido a sua mortalidade. Desde 1991, o programa Empreender, criado pela Fundação Empreender, em parceria com entidades alemãs, e mantido por Associações Comerciais, pelo SEBRAE e pela CACB, vem apoiando com sucesso o desenvolvimento e a perenização das pequenas empresas no país. A sua estratégia consiste em reunir empresas de um mesmo ramo em Núcleos Setoriais, nos quais os empresários discutem os seus problemas comuns e buscam soluções conjuntas, apoiados por um Consultor. As empresas participantes têm obtido bons resultados, como atestam várias pesquisas já efetuadas. O sucesso de um Núcleo Setorial está diretamente ligado à qualidade das relações entre os empresários participantes. Nas últimas décadas, sociólogos, economistas e cientistas políticos vêm estudando a formação de Capital Social entre grupos de pessoas, que se traduz em compromisso mútuo, reciprocidade, confiança, lealdade, busca de resultados para o grupo, entre outros efeitos. Esta pesquisa desenvolveu um instrumental para identificar elementos formadores de Capital Social nas metodologias utilizadas em projetos, voltados para micro e pequenas empresas, e o aplicou nos Núcleos Setoriais do Empreender. Os estudos publicados sobre Capital Social estão voltados ao desenvolvimento social e econômico de comunidades carentes. Esta Tese contribui com um enfoque diferente: a formação de Capital Social entre grupos de empresários de micro e pequenas empresas. |