Abstract:
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Esta pesquisa teve por objetivo identificar alguns aspectos da liberdade acadêmica na formação dos estudantes do Curso de Graduação em Administração em relação aos demais estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, buscou-se possíveis indicações desta liberdade (ou da falta dela) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Conselho Nacional da Educação, na Legislação Interna Geral da UFSC e no Curso de Graduação em Administração, bem como na estrutura dos demais cursos de graduação da Universidade. Também se procurou verificar o comportamento do próprio estudante no uso desta liberdade de escolha, quando isso era possível. Procurou-se ainda conhecer a percepção dos coordenadores dos cursos de graduação em relação ao tema. O trabalho se caracteriza como exploratório e descritivo. A pesquisa demonstrou que o Curso de Graduação em Administração oferece pouca liberdade ao estudante para a construção de sua formação acadêmica e, mesmo assim, o estudante acaba fazendo pouco uso da mesma quando tem essa possibilidade. Os cursos do Centro Tecnológico e do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, em sua maioria, são os que oferecem a menor liberdade acadêmica ao estudante. |