Abstract:
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Um dos grandes desafios dos pesquisadores da área de Sistemas Tutores Inteligentes (STI) tem sido definir maneiras de construir STI adaptativos sem que isso acarrete a elevação dos custos de tempo e esforço do professor. A principal contribuição desta tese é a proposta de um modelo formal de suporte à adaptação para STI, implementado na Ferramenta de Autoria para Sistemas Tutores (FAST). A definição do modelo é baseada em formalismos como Ontologias, para a representação do conhecimento envolvido nos modelos do domínio e do estudante, e Redes de Petri a Objetos, para definir o modelo pedagógico. As transições destas Redes de Petri controlam as interações com o estudante, escolhendo os conteúdos do domínio a serem apresentados a cada momento de acordo com as informações armazenadas no modelo do estudante. Todo o gerenciamento e controle do modelo do estudante, bem como a determinação dos conteúdos mais apropriados para um determinado estudante, são feitos automaticamente pelo modelo pedagógico. O professor especifica somente o conteúdo referente ao domínio do curso, estabelecendo pré-requisitos e níveis de dificuldade de acordo com a estrutura do modelo de autoria. |