Abstract:
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A produção e consumo de produtos culturais tais como novelas, filmes e música têm conquistado mais destaque recentemente como espaços de construção de identidades do que instituições tradicionais como a escola e o trabalho. Nesta tese, investigo o aspecto lingüístico da construção de identidades em um produto cultural contemporâneo, a saber, música rap brasileira. Este estudo explora, a partir da perspectiva da Análise Crítica do Discurso (Fairclough & Wodak, 1997), quais estratégias discursivas e características lingüísticas são usadas nas músicas rap para a promoção e construção de identidades. A análise das estratégias discursivas está baseada na abordagem discurso-histórica desenvolvida por Wodak et al. (1999) e a análise das características lingüísticas, no conceito de antilinguagem de Halliday (1978), no conceito de dialeto social de Halliday & Hasan (1989) assim como nas principais características do português não-padrão (Bagno, 1997, 1999). O corpus usado na pesquisa é composto por 33 (trinta e três músicas) escritas pelo grupo de rap brasileiro Racionais MC's. Os resultados da análise das letras das músicas mostram que as identidades são construídas com ênfase na dicotomia negro/branco, na promoção da identidade Afro-brasileira e na criação de um lugar comum de origem. A análise das características lingüísticas revelou que a troca do português padrão, utilizado nas músicas da fase inicial da carreira do grupo, pelo português não-padrão, presente nos trabalhos mais recentes, é também uma maneira de criar as identidades dos componentes do grupo e de seu público alvo, assim como suporte para as estratégias discursivas de construção daquelas identidades. Esta pesquisa mostrou a natureza lingüística de processos de identificação, especialmente nas escolhas de variedades lingüísticas e estratégias para a construção de identidades através do discurso. Dessa maneira, este trabalho pretende contribuir para a ampliação dos estudos de identidades nas ciências humanas e sociais. |