Abstract:
|
A pesquisa Formação Docente Continuada e Práticas Educativas teve o objetivo de apreender elementos referentes à relação das professoras da Rede Municipal de Ensino de Planalto Alegre - SC com a formação continuada oferecida e suas práticas educativas. O corpus deste trabalho empírico foi formado pelas falas das docentes da Rede Municipal. No desenvolvimento deste estudo, optou-se pelo trabalho de campo, através de procedimentos centrais como a observação, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas individuais. Como suporte teórico para subsidiar a análise dos dados, utilizaram-se diferentes estudos sobre os temas políticas de formação de professores, desenvolvimento de práticas educativas e processos relativos ao desenvolvimento profissional. Com base nesses estudos, foram problematizados elementos como: os desafios da formação dos professores, a natureza do trabalho docente e as políticas de formação inicial e continuada. Os resultados mostram que as professoras da Rede Municipal de Ensino apontam dilemas na sua prática educativa cotidiana, havendo demandas por inovações pedagógicas. A partir das oportunidades de formação continuada oferecidas e que se podem revelar nas práticas pedagógicas, essas demandas se expressam por um processo que se constitui na superação dos conflitos. |