Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1997-2003)

DSpace Repository

A- A A+

Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1997-2003)

Show full item record

Title: Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1997-2003)
Author: Buss-Simão, Márcia
Abstract: A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar as produções científicas realizadas no âmbito dos estudos da infância, tendo em vista analisar as concepções de corpo, criança/infância e educação, presentes nas pesquisas (dissertações de mestrado) de diferentes áreas de conhecimento, cadastradas no Banco de Dados da CAPES, entre os anos 1997 - 2003, visando analisar suas indicações para uma Pedagogia da Infância. Para tal, utilizou-se como referencial teórico, estudos de orientação histórico-cultural nas contribuições da Sociologia da Infância, da Antropologia da Criança e demais áreas que estudam a infância, buscando um cruzamento multidisciplinar na abordagem desta relação corpo, infância e educação. Na pesquisa realizou-se um mapeamento das produções nacionais, já existentes no âmbito da infância sobre a temática do corpo, objetivando, de modo geral, identificar o quê os saberes científicos têm apontado sobre o corpo em diferentes áreas de conhecimento, referente à infância e, que acabam por orientar o âmbito da ação pedagógica com as crianças. Foram identificadas 29 dissertações, das quais 18 constituíram o corpus definitivo analisado, através do procedimento metodológico de Análise de Conteúdo, sendo definidas categorias gerais a priore e, categorias centrais e específicas a partir da análise dos textos. Como resultado pode-se destacar referente à categoria geral corpo, a predominância nos trabalhos analisados, da compreensão de corpo como construção social, cultural e histórica, bem como as críticas à instrumentalização desse corpo por parte das instituições educativas. Referente à indagação levantada em que se questionava se as bases teóricas das concepções de corpo, presentes nas produções científicas referentes à infância, manteriam a dicotomia mente/corpo, mesmo em períodos mais recentes, evidenciou-se que essa não foi a dicotomia central tratada nos trabalhos, sendo a dicotomia central presente, em parte dos trabalhos, a dicotomia natureza/cultura. Todavia, é necessário ressaltar, a evidência de incoerências epistemológicas em alguns trabalhos, havendo avanços em alguns aspectos, e incoerências em outros. Referente à categoria geral infância e criança, as dissertações definiram predominantemente criança como sujeito histórico social e como singular. Com relação à categoria geral educação nas dissertações, destacou-se a compreensão de uma visão de educação integral, salientando a não segmentação dos conhecimentos e a não dicotomização em áreas e disciplinas escolares. Defendendo como central, a necessidade da educação infantil ter definida uma intencionalidade pedagógica centrada nas brincadeiras, nas interações e nas inúmeras linguagens práticas, corporais, plásticas, verbais, dramáticas, musicais.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90234
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
242566.pdf 650.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar