A psicologia na constituição do campo educacional brasileiro: a defesa de uma base científica da organização escolar

DSpace Repository

A- A A+

A psicologia na constituição do campo educacional brasileiro: a defesa de uma base científica da organização escolar

Show full item record

Title: A psicologia na constituição do campo educacional brasileiro: a defesa de uma base científica da organização escolar
Author: Sganderla, Ana Paola
Abstract: A presente pesquisa analisou como as idéias de Lourenço Filho referentes à Psicologia cientifica e materializadas no Teste ABC, contribuíram na constituição do campo educacional brasileiro, especialmente em relação à formação de professores e à organização da prática escolar. Para tanto, utilizamos o conceito de campo social de Pierre Bourdieu como fundamento para a análise da constituição do campo educacional brasileiro, bem como a contribuição dos diferentes campos científicos que nele intervieram, especialmente a Psicologia. Para a discussão do campo educacional brasileiro do inicio do século XX, optamos por considerar as instituições, os agentes, as práticas e os produtos que compõem esse campo. Destacamos Lourenço Filho como um agente central na constituição deste campo e na construção do campo cientifico da Psicologia. E entre suas produções debateremos os Testes ABC Para Verificação da Maturidade Necessária à Aprendizagem da Leitura e Escrita de Lourenço Filho (1934) que foram amplamente utilizados nas escolas públicas brasileiras para selecionar e classificar as crianças quanto a maturidade para a alfabetização, tendo em vista uma questão prática da educação: o elevado nível de repetência dos estudantes nos primeiros anos. Em Santa Catarina, no inicio século XX, os Testes ABC foram a única bibliografia comum na biblioteca de duas escolas de orientações teóricas e ideológicas distintas: o Instituto de Educação de Florianópolis, reduto dos renovadores liberais que veiculavam os conhecimentos da escola nova e o Colégio Coração de Jesus, escola de orientação católica. Os Testes ABC se afirmam como um importante produto do campo educacional, aceito por educadores de diferentes perspectivas teóricas e que representa um instrumento cientifico de organização da pratica pedagógica.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90168
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
247161.pdf 676.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar