Categorias morfossintáticas e seus expoentes na aquisição do português como língua materna: um estudo de caso a partir da análise da linha %mor

DSpace Repository

A- A A+

Categorias morfossintáticas e seus expoentes na aquisição do português como língua materna: um estudo de caso a partir da análise da linha %mor

Show full item record

Title: Categorias morfossintáticas e seus expoentes na aquisição do português como língua materna: um estudo de caso a partir da análise da linha %mor
Author: Teixeira, Gabriel Sanches
Abstract: Este trabalho tem como principal objetivo descrever as categorias morfossintáticas (a saber: tempo, modo, aspecto, pessoa e número) veiculadas na fala espontânea de um sujeito adquirindo o PB como língua materna. O objetivo principal é a sua codificação em uma linha morfológica (%mor) visando análises automatizadas dos dados. Dois cortes transversais são estudados (1;8.21 dias e 1;10.20 dias). Os padrões de desenvolvimento das categorias morfossintáticas são discutidos com base no contraste entre as diferentes formas a partir das formas infinitivas, onde se observou que o acento de intensidade desempenha um papel fundamental. As categorias sistematicamente empregadas pelo sujeito foram as de aspecto e modo; as outras não são empregadas sistematicamente nos contextos esperados. Com base nestes dados, postulou-se uma forma não marcada para pessoa durante o período inicial de aquisição. Para a depreensão das formas produtivas, a partir da linha %mor, utilizei a proposta de Pizzuto e Caselli (1994) - e, alternativamente, a de Bittner et al., 2003 - quando constatei a impropriedade da primeira. A análise alternativa não se mostrou superior à anterior. Os resultados obtidos das análises de dados dos sujeitos italianos (PIZZUTO e CASELLI, 1992 e 1994) e de dados dos sujeitos espanhóis (GATHERCOLE et al, 1999, 2000, 2001 e 2002) são comparados com os obtidos para o sujeito Paulo. Verifiquei uma discrepância entre a ordem de categorias adquiridas pelos diferentes sujeitos que se deve à forma de análise dos dados. The main objective of this work is to describe the morphosyntactic categories of tense, mood, aspect, person, and number present in the spontaneous speech of a Brazilian subject learning Brazilian Portuguese as his mother tongue. The morphosyntactic categories are coded according to a morphologic line (%mor) aiming at the automatization of the data. Two cross-sectional cuts of the subject Paulo's data are investigated (1;8.21 days and 1;10.20 days). The development patterns of the morphosyntactic categories are discussed based on the contrast between the different forms derived from the infinitive forms, where I have observed that the main accent plays a fundamental role. The categories systematically employed by the subject were aspect and mood; the others were not systematically used by him in the expected contexts. Based on these results, there was postulated an unmarked form for the category of person during the initial stage of the language acquisition process. For the analysis of the productive forms derived from the %mor line, I first utilized Pizzuto & Caselli's (1994) method, and later, after noticing the inappropriateness of their method, I decided to use Bittner et al.'s (2003). However, the alternative analysis did not prove to be superior to the former. The results obtained from the analyses of the Italian subjects' (PIZZUTO & CASELLI, 1992, 1994) and from the Spanish subjects' data (GATHERCOLE et al, 1999, 2000, 2001, 2002) are compared to those obtained from Paulo's data. I have noticed a discrepancy among the order of the acquired categories by the different subjects, which appear to have been caused by the way the data was analyzed.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90165
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
242553.pdf 1.232Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar