Superações da educação (física) bancária pela saúde coletiva: pesquisa-ação no sindicato em Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Superações da educação (física) bancária pela saúde coletiva: pesquisa-ação no sindicato em Florianópolis

Show full item record

Title: Superações da educação (física) bancária pela saúde coletiva: pesquisa-ação no sindicato em Florianópolis
Author: Martinez, Jéssica Félix Nicácio
Abstract: Atualmente, nas instituições bancárias brasileiras, encontramos um duplo movimento: de um lado, os banqueiros com poder político e econômico que lhes assegura lucros de bilhões de reais anualmente, em um contexto de liberalização, desregulamentação e privatização do setor; e de outro os trabalhadores, que enfrentam formas cada vez mais intensas de dominação do trabalho e enfraquecimento de suas capacidades de resistências. Somam-se a este cenário, as LER (Lesões por Esforços Repetitivos), terceirizações, precarizações do trabalho, doenças mentais, temor diário pelo desemprego e suicídios. Distante deste quadro de sofrimentos, vêm crescendo na Educação Física as propostas de ginástica laboral (GL), que ao nosso ver, oferecem práticas corporais que apenas compensam a deteriorização orgânica e psíquica dos trabalhadores, não atuando nas determinações que geram estes desgastes. Assim, os objetivos deste estudo foram: i) analisar as condições de vida e saúde de bancários de Florianópolis; ii) analisar os fundamentos que embasam as propostas hegemônicas de ginástica laboral e iii) implantar e avaliar possibilidades alternativas de Educação Física relacionada à saúde que atendam as necessidades da categoria. Para tanto, buscamos aproximações teóricas da Saúde Coletiva/Epidemiologia Crítica com as pedagogias críticas da Educação Física, empregando em campo alguns pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação. Foram analisados documentos do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região, realizadas entrevistas com lideranças sindicais e desenvolvida uma intervenção pedagógica intitulada projeto Educação Física com Saúde para trabalhadores bancários nesta entidade. Os dados coletados foram analisados através da hermenêutica-dialética, nos quais encontramos como expressão das vivências dos alunos o conceito chave participação. Como conclusões, podemos afirmar que a Educação Física, através de suas pedagogias críticas, tem instrumentos que podem contribuir para as lutas sindicais em favor da saúde dos bancários, pois fundamentam-se em princípios de emancipação e esclarecimento para estimular reflexão crítica de suas condições de vida e saúde. E a construção e implantação do projeto Educação Física com Saúde constituiu-se como uma intervenção pedagógica que superou alguns limites identificados nas propostas hegemônicas de GL, pois buscamos atender as necessidades e aspirações da categoria pelo entendimento do seu processo saúde-doença. Na nossa avaliação, a saúde foi um tema gerador de mobilização e participação, pois além de seu forte apelo na sociedade em geral, aproximou os trabalhadores do Sindicato e foi importante para o reconhecimento coletivo dos seus problemas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina , Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90116
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
238449.pdf 684.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar