Abstract:
|
Este trabalho investiga temas ligados à formação continuada ou contínua em serviço, transcendendo as pessoas dos educadores e ampliando para a comunidade escolar global envolvida na experiência escolar. Trata especialmente de investigação que aborda o descobrimento das aprendizagens experienciadas pelos profissionais de uma escola de educação infantil e ensino fundamental (1ª a 4ª) dentro do continuum de experiências de um Projeto de Desenvolvimento de Equipe (PDE), em 1 ano de trabalho. A pesquisa evidenciou o alcance da experiência no projeto em 4 dimensões básicas: as aprendizagens pessoais, interpessoais, organizacionais e educacionais (pedagógico). De forma sintética, a aprendizagem e a mudança vivenciada, no PDE, levaram as pessoas a saírem de seus pequenos mundos através do autoconhecimento, da auto-superação, da autoconscientização, da percepção de mudança e da liberdade de expressão, em direção ao todo da organização escolar, aumentando o comprometimento geral com o todo da organização e com seu destino político-pedagógico e o nível grupal, mais próximo da realidade de uma equipe real. O trabalho adentra, ao final, em questões de ordem mais transcendente e epistemológica, nas raízes do método científico qualitativo e nos limites da abordagem centrada na pessoa, inclinando-se o autor para fundamentos educacionais mais amplos, tal como a parapsicologia e nos paradigmas centrados na consciência integral. |