Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA

DSpace Repository

A- A A+

Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA

Show full item record

Title: Pelas asas de ícaro: o reomodo do fazer pedagógico - construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem - AVEA
Author: Roncarelli, Dóris
Abstract: As políticas governamentais têm motivado a regulamentação da Educação a Distância (EaD) no Brasil. Essa modalidade tem-se ampliado em diversos programas nacionais. A cada dia, surgem novas demandas na área, e uma delas é a necessidade de se eleger um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), bem como selecionar instrumentos de acompanhamento e avaliação. Os desafios teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem na modalidade a distância podem ser potencializados se o AVEA contemplar as interseções entre Tecnologia, Ergonomia e Pedagogia. O objetivo desta pesquisa é construir uma taxionomia para escolha de um AVEA a ser utilizado em EaD. O trabalho segue os princípios gerais da pesquisa-ação, pois se reconhece que, dadas as contingências em que o mesmo se realiza, esta abordagem é bem apropriada. O desenvolvimento do trabalho resgata algumas experiências já desenvolvidas e elabora uma ferramenta denominada EaDList, baseando-se em categorias conceituais, como interação, autonomia, cooperação e mediação. O EaDList está organizado em uma taxionomia que se desdobra na construção de critérios, indicadores e descritores. Foi aplicado por uma equipe de avaliadores para a escolha de um AVEA, respondendo a uma demanda contingencial. A aplicação do EaDList leva à escolha de uma plataforma em desenvolvimento evolutivo: o Moodle. Acredita-se que a utilização deste AVEA anuncia um reomodo no processo ensino-aprendizagem em EaD. A validação desta aposta aguarda uma nova etapa de pesquisa.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89843
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
241719.pdf 1.024Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar