Abstract:
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As políticas governamentais têm motivado a regulamentação da Educação a Distância (EaD) no Brasil. Essa modalidade tem-se ampliado em diversos programas nacionais. A cada dia, surgem novas demandas na área, e uma delas é a necessidade de se eleger um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), bem como selecionar instrumentos de acompanhamento e avaliação. Os desafios teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem na modalidade a distância podem ser potencializados se o AVEA contemplar as interseções entre Tecnologia, Ergonomia e Pedagogia. O objetivo desta pesquisa é construir uma taxionomia para escolha de um AVEA a ser utilizado em EaD. O trabalho segue os princípios gerais da pesquisa-ação, pois se reconhece que, dadas as contingências em que o mesmo se realiza, esta abordagem é bem apropriada. O desenvolvimento do trabalho resgata algumas experiências já desenvolvidas e elabora uma ferramenta denominada EaDList, baseando-se em categorias conceituais, como interação, autonomia, cooperação e mediação. O EaDList está organizado em uma taxionomia que se desdobra na construção de critérios, indicadores e descritores. Foi aplicado por uma equipe de avaliadores para a escolha de um AVEA, respondendo a uma demanda contingencial. A aplicação do EaDList leva à escolha de uma plataforma em desenvolvimento evolutivo: o Moodle. Acredita-se que a utilização deste AVEA anuncia um reomodo no processo ensino-aprendizagem em EaD. A validação desta aposta aguarda uma nova etapa de pesquisa. |