Abstract:
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Neste trabalho discutem-se os principais aspectos relacionados ao comportamento dinâmico trativo do automóvel. Realiza-se um estudo que diz respeito ao motor, embreagem, caixa de marchas, diferencial, semi-eixos, roda, pneu, suspensão e a carroceria do veículo. Através das excitações advindas do torque motriz é analisado o desempenho longitudinal do veículo. Os modelos consideram apenas a dinâmica longitudinal, não sendo considerados os efeitos de rolamento e guinada durante a arrancada. Inicialmente, apresentam-se alguns aspectos importantes sobre as fontes de vibrações, resistências ao movimento, sistema de transmissão e comportamento trativo dos pneus. Também são apresentados os métodos utilizados para investigar os problemas dinâmicos de multicorpos e os problemas envolvidos na integração numérica das equações de movimento do automóvel. Para avaliar do comportamento dinâmico do veículo foram desenvolvidos três modelos os quais possuem respectivamente 2, 5 e 9 graus de liberdade. Estes modelos buscam simplificar o veículo sob o ponto de vista da dinâmica longitudinal onde os mesmos apresentam o comportamento do desempenho com relação ao deslocamento, velocidade e aceleração alcançados. Finalmente, faz-se um confronto dos resultados dos modelos obtidos através da comparação entre simulações no MATLAB® e AMESim®, onde são discutidos os aspectos mais importantes e relevantes dos testes realizados. São apresentadas as principais conclusões sobre os modelos desenvolvidos bem como propostas para melhoramento e sugestões para trabalhos futuros. |