Abstract:
|
O objetivo desta dissertação foi identificar as aprendizagens de um empresário decorrentes do processo de mortalidade de sua empresa. Trata-se de um estudo de caso que utilizou uma abordagem qualitativa de pesquisa, onde foi estudada a trajetória de um empresário empreendedor e a de sua pequena empresa em uma experiência de insucesso administrativo. Foram realizadas entrevistas recorrentes até ser possível responder a pergunta de pesquisa. Foi verificado no relato do Empreendedor que ele acredita ter cometido três grandes erros que foram responsáveis pela mortalidade de sua empresa. O primeiro erro decorreu de uma grande mudança no mercado onde a empresa estava inserida, ou seja, a privatização do sistema de Telecomunicações no Brasil, o que levou a Empresa a um crescimento desordenado, em curto espaço de tempo, por meio da terceirização de uma parcela de sua mão-de-obra. Com este erro, o Empreendedor afirma ter aprendido que não se pode delegar a outros o trabalho principal de sua empresa, sendo preferível não aceitar um trabalho caso não possua estrutura suficiente para atendê-lo. O segundo erro identificado pelo Empreendedor foi a retirada excessiva de dinheiro da Empresa por parte de seus sócios. Para ele, este erro poderia ter sido totalmente evitado e acarretou o terceiro erro e também a mortalidade da Empresa. O aprendizado, neste caso, funcionou como uma confirmação do que a Empreendedor já acreditava, pois sempre reinvestiu na Empresa. Finalmente, o terceiro erro identificado pelo Empreendedor foi a necessidade de tomar dinheiro emprestado. Neste item o empreendedor diz ter aprendido que não se pode tomar empréstimos tão altos e que é preferível abrir mão de uma oportunidade de trabalho a se endividar para atendê-la. |