Blanchot, Levinas e a arte do estranhamento
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Título:
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Blanchot, Levinas e a arte do estranhamento |
Autor:
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Koneski, Anita Prado
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Resumo:
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O presente ensaio busca pensar as questões relacionadas à leitura da obra plástica contemporânea diante da dissolução dos fundamentos tradicionais destinados à interpretação da arte. Para tanto, oferece uma possibilidade de refletir sobre as obras contemporâneas através dos conceitos de Emmanuel Levinas e Maurice Blanchot. Os conceitos de #Outro#, #Vestígio#, #Rosto# e #Há#, de Levinas, e de #Neutro#, #Fora# e #Desobra#, de Blanchot, passam a ser centrais para essa discussão. Daí resulta que, em vez de termos com a arte um contato revelador, vivenciamos o #impossível#: a arte como um #absolutamente Outro#. This essay intends to discuss some of the issues related to contemporary plastic arts, facing the dissolution of their traditional foundations. For this purpose, it offers a possibility of thinking about contemporary works of art using concepts coined both by Emmanuel Levinas and Maurice Blanchot. In other words, Emmanuel Levinas, #Otherness#, #Trace#, and Maurice Blanchot's #Neutral#, #Outside#, #Infinite#, play a central role in this discussion. As a result, instead of having a revealing encounter with art, we deal with the #impossible#, art as a complete other. |
Descrição:
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Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89745
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Data:
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2007 |
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