Educação, jornalismo e meio ambiente: leituras sobre a crise ecológica no contexto do aquecimento global

DSpace Repository

A- A A+

Educação, jornalismo e meio ambiente: leituras sobre a crise ecológica no contexto do aquecimento global

Show full item record

Title: Educação, jornalismo e meio ambiente: leituras sobre a crise ecológica no contexto do aquecimento global
Author: Lückman, Ana Paula
Abstract: Esta dissertação busca estabelecer relações entre jornalismo, educação e meio ambiente, investigando através de estudo de recepção os possíveis aspectos educativos do noticiário sobre a crise ambiental veiculado pelos meios de comunicação. Partindo da análise de trabalhos acadêmicos que apresentam críticas ao chamado jornalismo ambiental, desenvolvemos um estudo empírico com o objetivo de verificar como as notícias sobre meio ambiente são recebidas pelo público. O corpus utilizado para as análises foi formado por jovens voluntários de 18 a 26 anos, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Através de questionários identificamos algumas representações desses jovens em relação à crise ambiental. No estudo de recepção, buscamos estabelecer as relações entre jornalismo, educação, consciência e conhecimento a partir de discussões sobre dois textos de jornal e um texto de revista que abordam a temática do aquecimento global. Os resultados apontam para a relevância de se inserir aspectos da mídia-educação no processo de formação dos jovens, orientando-os na prática da leitura crítica de mídia.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89682
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
241954.pdf 7.428Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar