Abstract:
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Considerando-se como essencial a relação entre interações pais-criança, desenvolvimento e aprendizagem, o Treinamento de Suporte Parental foi criado para avaliar o impacto de um programa para pais e mães sobre o desempenho escolar e também sobre o suporte parental, nas famílias de crianças na primeira série. Participaram da pesquisa 40 famílias da região do Alto Vale do Itajaí, SC. Além de testar o treinamento, foram também objetivos da pesquisa identificar fatores no ambiente familiar que promovem ou dificultam a prontidão escolar e avaliar as correlações entre prontidão escolar e desempenho escolar na primeira série. Verificou-se que a escolaridade do pai, a estimulação através de brinquedos, as atividades engajadas cognitivas entre pais e filhos somados a um ambiente promotor do social são fatores que promovem a prontidão escolar. Expectativas negativas sobre a escolarização e expectativas que não se referem à aprendizagem foram consideradas como fatores que dificultam a prontidão escolar. O grupo de Treinamento de Suporte Parental apresentou ao final da pesquisa médias superiores de desempenho escolar e suporte parental em relação às médias do grupo de controle. Esse resultado foi avaliado com procedimentos estatísticos, sendo o programa de treinamento considerado como exercendo um efeito de moderado à grande sobre o grupo experimental. Além disso, o Treinamento de Suporte Parental promoveu atributos da criança e o teste utilizado para avaliar a prontidão escolar foi considerado um excelente preditor do desempenho escolar. |