Abstract:
|
As histórias em quadrinhos (HQs) reservam um potencial para facilitar a aprendizagem de conteúdos curriculares e o seu uso é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em virtude desta recomendação a atividade passou, então, a ser mais aplicada em sala de aula, mas sem que os professores tenham sido preparados para explorar todas as possibilidades que as HQs podem oferecer na aprendizagem. As HQs encontram-se no domínio do design gráfico com processos próprios de criação e produção que quando aliados às práticas didático-pedagógicas adequadas podem produzir a interdisciplinaridade tão necessária à educação do nosso tempo e do futuro. Compreendeu-se, assim, que a capacitação de professores é uma das práticas favoráveis para a disseminação da aprendizagem por meio das HQs e que a Educação Através do Design (EdaDe) proporciona a base pedagógica necessária para a aplicação das HQs em sala de aula. Tendo em vista, a iniciativa do Governo Brasileiro em suprir a formação inicial e continuada de professores em exercício, com a utilização cada vez maior da mídia on-line, acredita-se que iniciativas nesse sentido venham somar esforços para o aprimoramento dos métodos e técnicas de aprendizagem nesta modalidade. Assim, a pesquisa aqui empreendida pode contribuir para o compartilhamento do conhecimento acadêmico e corporativo. Diante do exposto e das exigências da nova sociedade do conhecimento - atualização continuada dos profissionais - propõe-se a capacitação de professores on-line, em aprendizagem por meio das HQs. Neste trabalho efetua-se o estudo sistemático sobre as HQs, a formação de professores no Brasil e os modelos da educação on-line, bem como, desenvolve-se uma estratégia a partir do planejamento e implementação da experiência prática da capacitação de professores. Utiliza-se ainda, a pesquisa qualitativa apoiada, em parte, por dados colhidos através de questionário. Este estudo resultou no desenvolvimento de uma estratégia de capacitação on-line para tornar professores capazes de aplicarem a aprendizagem por meio das HQs, com o conseqüente usufruto dos alunos e das instituições de ensino que passam a contar com uma alternativa de enriquecimento à educação. |