|
Abstract:
|
A atual investigação desenvolveu um estudo dos conceitos infância, criança e escola em um extrato de dissertações da área da educação (defendidas no período de 1987 a 2003) existentes no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES). Observou-se por meio desta apreciação como a criança, aluno / aluna do ensino fundamental é focalizada no interior de tais dissertações. Para tanto, adotou-se o procedimento de Análise de Conteúdo por permitir a caracterização dos textos em apreciação, a compreensão da centralidade de determinados temas, assim como das características designadas às categorias em destaque. A exposição da atual pesquisa foi construída tendo como referência três demandas principais: a localização e compreensão de alguns marcos históricos da relação infância e escola, o caminho teórico-metodológico para a escolha das produções a serem analisadas e, finalmente, a apreciação dos materiais coligidos. Das análises realizadas destaca-se a reflexão sobre o lugar da infância na escola contemporânea. Acredita-se que a infância habita e resiste em seus interstícios, mas não possui de fato um lugar. Nesta direção, levantou-se a seguinte questão: de que modo as autoras da amostra articulam as categorias infância e escola? A abordagem presente nas dissertações promove a escola como lugar da infância? Dos aspectos evidenciados, percebe-se nos estudos mais recentes, a concentração na necessidade de mudança das concepções de infância e criança nas práticas pedagógicas, enxergando as crianças como sujeitos de hoje, capazes de representar o real e sobre ele atuar. Tendo em vista rever a escola, sua lógica e organização, para que ela se torne um lugar privilegiado da infância. |