Abstract:
|
A obra de Jorge Luis Borges teve influência decisiva na definição do perfil do século XX, especialmente nas questões referentes ao mundo das letras. Dentre os escritores da América Latina, é provavelmente aquele que mais interlocutores conseguiu no mundo todo. Escritor múltiplo, Jorge Luis Borges deixa um vasto legado literário, no qual a narrativa policial ocupa lugar relevante. Assim, esta tese trabalha com quatro narrativas desse escritor, classificadas pela crítica ou pelo próprio autor como policiais: "Abenjacán el Bojarí, muerto en su laberinto", "Emma Zunz", "El jardín de senderos que se bifurcan" e "La muerte y la brújula". Esses contos são lidos e analisados quanto à observância das características principais do texto policial formuladas pelo próprio Borges, quanto às personagens paradigmáticas desta modalidade ficcional (detetives, criminosos e vítimas), quanto à escolha do narrador e centralização do foco narrativo, quanto à estrutura narrativa dupla, elemento padrão da narrativa policial clássica, e quanto à característica de verossimilhança. Nesta leitura é estabelecido um diálogo dos contos analisados com outros textos de Borges, quando são apontados, nos textos policiais selecionados, temas recorrentes na estética borgiana. |