Abstract:
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A educação é uma das principais bases para o crescimento econômico e social de um país. A expansão da educação superior no Brasil, devido a sua extensão territorial, é um desafio para os governantes. Para isso, o Governo brasileiro vem incentivando ações para o desenvolvimento da Educação a Distância nas IES, tendo como um dos pontos principais dessa ação da UAB/MEC o projeto piloto do curso de Administração a distância. Em busca de informações para uma das IES participante desse projeto, este trabalho objetivou caracterizar a evasão no curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos caracteriza-se como: teórico-empírico, descritivo, ex-post-facto, aplicado, bibliográfica, participante e estudo de caso, com abordagem predominantemente quantitativa. Foram coletados dados junto aos alunos freqüentes e evadidos ao curso. Conclui-se que não há um fator preponderante para a evasão, apresenta-se sim um conjunto de fatores, sendo a maioria característicos da modalidade a distância. Ressalta-se que não houve um perfil único com relação a evasão, bem como não foi constatada correlação entre o desempenho do tutor e a evasão. Por fim, recomenda-se o monitoramento contínuo dos fatores de evasão, bem como dos fatores dificultadores aos alunos, podendo assim criar prognósticos consistentes sobre a realidade desse fenômeno. |