Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.

DSpace Repository

A- A A+

Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.

Show full item record

Title: Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.
Author: Vital, Juliana Tatiane; Dalmau, Marcos Baptista Lopes; Moritz, Gilberto de Oliveira; Costa, Alexandre Marino; Nunes, Thiago Soares; Pereira, Maurício Fernandes
Abstract: O aumento demográfico da população jovem, o aumento das necessidades de formação contínua da população adulta e a crescente consciência da importância do nível de educação da população faz com que a demanda por educação aumente consideravelmente, principalmente nos paises menos desenvolvidos. Uma das alternativas para suprir essa demanda diz respeito à educação a distância - EaD, que é uma modalidade de ensino em que alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Além de atender um número muito maior de estudantes, muitos autores defendem a idéia de que a EaD é sinônimo de economia de escala na educação. Porém, para a afirmação de tal assertiva, é necessário identificar todos os recursos necessários para a oferta dos cursos: instalações, recursos educacionais e equipe multidisciplinar; analisando o custo de todos esses itens. Além disso, deve-se considerar a efetividade desse investimento, principalmente no que se refere à qualidade dos programas a distância. Dessa forma, o objetivo deste artigo é revisar a teoria que aborda os recursos utilizados em programas de educação a distância e as considerações em relação aos custos desses. De qualquer forma, investir em educação é aumentar o capital humano de uma sociedade. Desses investimentos, há que se extrair o máximo de rentabilidade em quantidade e qualidade possível.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89413
Date: 2007-11-29


Files in this item

Files Size Format View
TRABAJOTATIANEVITAL.pdf 174.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar