Abstract:
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As rodovias próximas aos centros urbanos caracterizam-se por um fluxo intenso e um número relativamente grande de acessos laterais para a entrada e saída de veículos. Nos momentos de pico, algumas regiões próximas a esses acessos tornam-se congestionadas, pois o fluxo de veículos que sai do trecho de rodovia que possui o acesso é menor do que a capacidade desse trecho. Esse congestionamento ocorre em virtude de dois motivos: restrição física da capacidade da rodovia e restrição temporária em razão da dinâmica do tráfego. A restrição temporária em virtude da dinâmica do tráfego pode ser evitada com o uso do controle do tráfego de veículos em rodovias por meio do controle de acesso (ramp metering), que faz o fluxo de veículos na rodovia atingir o seu valor ótimo. Esta dissertação apresenta um estudo do controle de acesso em rodovias. Com base na análise de deficiências do comportamento de um simulador microscópico comercial, é feita a proposição de um modelo microscópico de simulação capaz de representar o fenômeno da redução dinâmica de capacidade. Usando como ferramenta o modelo de simulação proposto, é estudada a aplicação do algoritmo ALINEA em diferentes situações de entrada de veículos em rodovia de pista simples. Os resultados da simulação indicam que o controle de acesso em rodovias pode evitar ou amenizar o fenômeno da redução dinâmica da capacidade. |