Mutações subjetivas: desconstrução e educação a distância

DSpace Repository

A- A A+

Mutações subjetivas: desconstrução e educação a distância

Show full item record

Title: Mutações subjetivas: desconstrução e educação a distância
Author: Queiroz, Julio Cesar Gurgel de
Abstract: A fermentação de novas formas de comunicação pautadas pela tecnologia vai se configurando como extensões do sistema nervoso central humano. Com isso, introjetam nos meios bio-tecno-sociais uma carga simbólica sem precedentes na história da humanidade. Isso impõe, por sua vez, uma constante ressignificação e assimilação de ambientes sensoriais diversos - encarar os monstros que se escondem por trás de cada nova tecnologia. O trabalho traz uma idéia principal e inúmeras dobras. No seu contexto geral, é discutida a idéia de desconstrução em ambientes digitais de aprendizado e como esse processo está diretamente associado a idéias de pensadores como Jacques Derrida, Félix Guattari, Gilles Deleuze e Marshall McLuhan: mutação subjetiva e de sentido dentro desse novo entendimento de mundo no qual todo um socius digital se funde e eclode. A escolha da temática da desconstrução em ambientes digitais de aprendizagem surgiu a partir da tentativa de entender a palavramundo que cerceia as práticas de Educação a Distância: como as pessoas agem nesses ambientes, como - e se - elas aprendem, como esses espaços conversam com outros, como se "apreende" esse mundo, como se dialoga com o outro, como se transforma o conhecimento ali. O objeto de interesse deste trabalho está nas pequenas elasticidades de certeza, nos focos de desconstrução, nos novos pólos de subjetivação que levam os sujeitos a buscar aquilo que realmente lhes interessa, que os transformam em potências passivas, tornando-os agentes latentes de produção de sentido que transitam sempre à beira dos buracos negros de sentido, incentivando-os a dialogar com a palavramundo de um novo ambiente sensorial criado numa base tecnológica, para que possa entendê-lo e definir seus rumos a partir disso.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89281
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
231362.pdf 7.771Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar