Abstract:
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O objetivo precípuo desta pesquisa - focada na tríade criança, brinquedo e educação - é a análise do processo de mercadorização do brinquedo, tendo em vista suas implicações para a educação da criança na contemporaneidade. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão de literatura, como forma de perceber o modo pelo qual o brinquedo vem sendo discutido/pesquisado por outros(as) autores(as). A seguir, procedeu-se a uma investigação empírica numa indústria de brinquedos - foram entrevistados cinco funcionários e coletaram-se os dados descritos em 81 embalagens de brinquedos qualificados como educativos - verificando como se dá o processo de concepção, produção e comercialização desses objetos e quais as relações que a indústria estabelece com as questões educativas e/ou pedagógicas relativas à infância. Nesse percurso também foram realizadas mais duas entrevistas: uma com a presidente de uma Associação de Brinquedotecas - entidade que fornece o selo de certificação dos atributos educativos dos brinquedos produzidos pela indústria investigada - e outra com um artesão produtor de brinquedos. A partir da investigação realizada e tendo como aporte teórico-metodológico a perspectiva marxiana e a da psicologia histórico-cultural, verificou-se que a centralidade ocupada pela mercadoria brinquedo na ótica da sociedade capitalista tem colocado em xeque importantes aspectos concernentes à atividade de brincar da criança. Paralelamente à supervalorização de tal objeto, tem-se uma depreciação ou descaracterização da criança, da infância e da atividade de brincar. Também foi possível constatar o falacioso caráter educativo e/ou pedagógico atribuído ao brinquedo, e, complementarmente, que a educação é considerada um nicho de mercado por parte da indústria. |