Abstract:
|
O mundo do trabalho exige adequação entre as necessidades organizacionais e sociais e o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (as competências) que um determinado indivíduo detém. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm a missão de apontar que competências cada curso superior deve, no mínimo, trabalhar, como parâmetro de formação profissional. Este artigo tem como objetivo avaliar a adequação dos conhecimentos obtidos por uma turma de concluintes de curso de graduação em administração de uma Instituição de Ensino Superior paraense em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso. É um estudo de levantamento (Survey), com caráter descrito, nível de análise individual e unidade de análise grupal. Os dados foram coletados através de um questionário com uma escala do tipo Likert; para a geração dos resultados, foi utilizada a moda, que representa a categoria analítica com maior incidência das respostas. Os resultados mostram que os respondentes se consideram plenamente competentes em 3 DCN, muito competentes em 39 e pouco competentes em 11. A conclusão indica que o curso de Administração estudado, sob a perspectiva dos concluintes, contemplou com adequação a maior parte das diretrizes curriculares. |