Abstract:
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Centrando seu foco sobre a revista literária Cult, este trabalho pretende observar como esta publicação contemporânea trava um diálogo com o presente e, particularmente, como o mercado e a literatura se vêem envoltos nesse processo. Para realizar a tarefa, primeiro foram lidos e catalogados os primeiros 56 números da revista (veiculados entre julho de 1997 e março de 2002), cujas informações foram inseridas em um banco de dados informatizado que auxilia, através da obtenção de dados quantitativos e porcentagens, traçar um perfil da publicação. Tendo como base esses dados descritivos, a leitura dos textos desse corpus e o material teórico, partiu-se para uma reflexão mais analítica que foi dividida em três partes: a primeira indicando como os sentidos do nome "cult" determinam a própria configuração da revista, a segunda parte atentando para a convivência de opostos na Cult e a terceira parte constatando a invasão de um fenômeno moderno nas páginas da revista: a inflação da memória. A fragmentação da leitura em várias "leituras" permitiu visualizar por diferentes ângulos a constituição da revista e sua complexa relação com o presente. |